1) Narre
de maneira resumida o mito de fundação da cidade de Roma.
2) Defina
monarquia e identifique uma característica
especifica da monarquia romana.
3) Cite
e caracterize as três classes
sociais da monarquia romana.
4) Defina
República.
5) Explique
por que a criação do cargo de Tribuno da Plebe foi uma conquista tão importante
para os plebeus durante a República.
6) Indique
dois elementos que os romanos conseguiam obter com as conquistas territoriais.
7) Explique
o processo de romanização.
8) Localize
no tempo a revolta liderada por Spartacus, e relacione-a com o contexto da história romana.
9) Explique
o que mudou no governo quando Roma deixa de ser uma República e se torna um
Império.
10) Opine
sobre a política do Pão e Circo. Ela é positiva ou negativa. Justifique.
11) Explique
por que Jesus foi crucificado pelos romanos.
12) Descreva
os acontecimentos que resultaram na crise do Império Romano.
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GABARITO
1) Narre
de maneira resumida o mito de fundação da cidade de Roma.
Os gêmeos Rômulo e Remo tiveram a mãe
assassinada, mas sobreviveram sob os cuidados de uma loba. Já adultos,
descobriram que seu avô era rei de uma cidade das proximidades, e havia sofrido
um golpe. Juntos resgataram o avô e decidiram fundar uma nova cidade. No entanto,
ambos queriam governar a nova cidade e, em meio a uma briga, Remo é morto.
Rômulo então se torna rei e nomeia a nova cidade em homenagem a seu irmão:
Roma.
2) Defina
monarquia e identifique uma característica
especifica da monarquia romana.
Monarquia é um sistema de governo em que
a pessoa governa de maneira vitalícia e hereditária, ou seja, governa até
morrer e passa o poder ao filho mais velho. Na Monarquia romana o rei era
auxiliado por um conselho de anciãos patrícios chamado Senado.
3) Cite
e caracterize as três classes
sociais da monarquia romana.
Os patrícios eram a classe social mais
alta. Tinham muitos privilégios.
Os plebeus eram pessoas livres, mas sem privilégios
e sem direitos políticos.
Os escravos eram minoria, e eram
endividados ou prisioneiros de guerra.
4) Defina
República.
República é um sistema de governo em que
a pessoa governa por tempo limitado (ou seja, não é vitalício) e, ao fim, passa
o poder ao próximo governante eleito (ou seja, não é hereditário).
5) Explique
por que a criação do cargo de Tribuno da Plebe foi uma conquista tão importante
para os plebeus durante a República.
O Tribuno da Plebe era um funcionário do
Estado responsável por zelar pelos direitos dos plebeus. A criação desse cargo
é muito importante, porque a partir de agora os plebeus têm um representante
oficial, dentro do governo, para defender suas demandas.
6) Indique
dois elementos que os romanos conseguiam obter com as conquistas territoriais.
Com as conquistas, o governo romano
obtinha riquezas (dos saques e, principalmente, da arrecadação de impostos dos territórios
conquistados) e escravos (prisioneiros de guerra).
7) Explique
o processo de romanização.
O processo de romanização é um movimento
no qual os romanos procuravam transmitir parte da sua cultura, idioma, religião
e costumes para os povos conquistados. Isso nem sempre funcionava: muitas sociedades
mantiveram suas culturas originais mesmo após a conquista romana, e alguns
povos, inclusive, transmitiram os seus elementos culturais para os romanos.
8) Localize
no tempo a revolta liderada por Spartacus, e relacione-a com o contexto da história romana.
A revolta de Spartacus aconteceu no
final da República romana. Durante essa fase, os romanos conquistaram muitos povos,
trazendo para dentro da cidade uma enorme quantidade de prisioneiros de guerra,
que se tornaram escravos. Essa grande carga de cativos fez com que a
desigualdade social ficasse mais evidente. Tentando fugir da escravidão, o
grupo liderado por Spartacus fez uma grande revolta, que abalou o governo
romano.
9) Explique
o que mudou no governo quando Roma deixa de ser uma República e se torna um
Império.
Na República o governante era substituído
a cada ano. Já no Império, o imperador governaria até morrer, e tinha muito mais
poder do que os governantes republicanos. Assim, os imperadores viraram símbolo
da civilização romana, sendo venerados como deuses.
10) Opine
sobre a política do Pão e Circo. Ela é positiva ou negativa. Justifique.
A política do Pão e Circo tem um lado
positivo e um lado negativo. O aluno pode escolher um dos dois, mas sua justificativa
deve ser coerente.
Lado positivo: os plebeus tinham acesso
a comida, tendo a garantia de que não passariam fome. Além disso, tinham a seu
dispor muitas formas de divertimento.
Lado negativo: a comida e o
entretenimento funcionavam como uma maneira de distrair os plebeus, que, em sua
maioria, não se devam conta de todos os outros direitos que lhes eram negados. Então
essa política de evitava que eles lutassem por uma vida mais digna e por
igualdade.
11) Explique
por que Jesus foi crucificado pelos romanos.
Jesus nasceu judeu, dentro do Império
Romano. Além de, como judeu, ter um pensamento monoteísta (diferente da religião
politeísta dos romanos), ele começou a ganhar muitos seguidores, que
acreditavam que ele era o messias, ou seja, o salvador dos judeus. Para os
romanos isso era muito ameaçador e, por isso, ele for perseguido e assassinado.
12) Descreva
os acontecimentos que resultaram na crise do Império Romano.
A diminuição das conquistas territoriais
fez com que o número de escravos diminuísse e, como eles eram responsáveis por
produzir comida, as pessoas começaram a passar fome. Além disso, os romanos não
tinham mais de quem cobrar impostos, o que fez com que aumentassem o valor dos
impostos, causando muita insatisfação. Tudo isso enfraqueceu o Império, que não
resistiu à entrada dos germânicos, que atravessaram as fronteiras e derrubaram
o imperador do Império Romano do Ocidente.
Estou estudando...
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