quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Questões de revisão para a P3



1) Narre de maneira resumida o mito de fundação da cidade de Roma.

2) Defina monarquia e identifique uma característica especifica da monarquia romana.

3) Cite e caracterize as três classes sociais da monarquia romana.

4) Defina República.

5) Explique por que a criação do cargo de Tribuno da Plebe foi uma conquista tão importante para os plebeus durante a República.

6) Indique dois elementos que os romanos conseguiam obter com as conquistas territoriais.

7) Explique o processo de romanização.

8) Localize no tempo a revolta liderada por Spartacus, e relacione-a com o contexto da história romana.

9) Explique o que mudou no governo quando Roma deixa de ser uma República e se torna um Império.

10) Opine sobre a política do Pão e Circo. Ela é positiva ou negativa. Justifique.

11) Explique por que Jesus foi crucificado pelos romanos.

12) Descreva os acontecimentos que resultaram na crise do Império Romano.
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GABARITO

1) Narre de maneira resumida o mito de fundação da cidade de Roma.
Os gêmeos Rômulo e Remo tiveram a mãe assassinada, mas sobreviveram sob os cuidados de uma loba. Já adultos, descobriram que seu avô era rei de uma cidade das proximidades, e havia sofrido um golpe. Juntos resgataram o avô e decidiram fundar uma nova cidade. No entanto, ambos queriam governar a nova cidade e, em meio a uma briga, Remo é morto. Rômulo então se torna rei e nomeia a nova cidade em homenagem a seu irmão: Roma.

2) Defina monarquia e identifique uma característica especifica da monarquia romana.
Monarquia é um sistema de governo em que a pessoa governa de maneira vitalícia e hereditária, ou seja, governa até morrer e passa o poder ao filho mais velho. Na Monarquia romana o rei era auxiliado por um conselho de anciãos patrícios chamado Senado.

3) Cite e caracterize as três classes sociais da monarquia romana.
Os patrícios eram a classe social mais alta. Tinham muitos privilégios.
Os plebeus eram pessoas livres, mas sem privilégios e sem direitos políticos.
Os escravos eram minoria, e eram endividados ou prisioneiros de guerra.

4) Defina República.
República é um sistema de governo em que a pessoa governa por tempo limitado (ou seja, não é vitalício) e, ao fim, passa o poder ao próximo governante eleito (ou seja, não é hereditário).

5) Explique por que a criação do cargo de Tribuno da Plebe foi uma conquista tão importante para os plebeus durante a República.
O Tribuno da Plebe era um funcionário do Estado responsável por zelar pelos direitos dos plebeus. A criação desse cargo é muito importante, porque a partir de agora os plebeus têm um representante oficial, dentro do governo, para defender suas demandas.

6) Indique dois elementos que os romanos conseguiam obter com as conquistas territoriais.
Com as conquistas, o governo romano obtinha riquezas (dos saques e, principalmente, da arrecadação de impostos dos territórios conquistados) e escravos (prisioneiros de guerra).

7) Explique o processo de romanização.
O processo de romanização é um movimento no qual os romanos procuravam transmitir parte da sua cultura, idioma, religião e costumes para os povos conquistados. Isso nem sempre funcionava: muitas sociedades mantiveram suas culturas originais mesmo após a conquista romana, e alguns povos, inclusive, transmitiram os seus elementos culturais para os romanos.

8) Localize no tempo a revolta liderada por Spartacus, e relacione-a com o contexto da história romana.
A revolta de Spartacus aconteceu no final da República romana. Durante essa fase, os romanos conquistaram muitos povos, trazendo para dentro da cidade uma enorme quantidade de prisioneiros de guerra, que se tornaram escravos. Essa grande carga de cativos fez com que a desigualdade social ficasse mais evidente. Tentando fugir da escravidão, o grupo liderado por Spartacus fez uma grande revolta, que abalou o governo romano.

9) Explique o que mudou no governo quando Roma deixa de ser uma República e se torna um Império.
Na República o governante era substituído a cada ano. Já no Império, o imperador governaria até morrer, e tinha muito mais poder do que os governantes republicanos. Assim, os imperadores viraram símbolo da civilização romana, sendo venerados como deuses.

10) Opine sobre a política do Pão e Circo. Ela é positiva ou negativa. Justifique.
A política do Pão e Circo tem um lado positivo e um lado negativo. O aluno pode escolher um dos dois, mas sua justificativa deve ser coerente.
Lado positivo: os plebeus tinham acesso a comida, tendo a garantia de que não passariam fome. Além disso, tinham a seu dispor muitas formas de divertimento.
Lado negativo: a comida e o entretenimento funcionavam como uma maneira de distrair os plebeus, que, em sua maioria, não se devam conta de todos os outros direitos que lhes eram negados. Então essa política de evitava que eles lutassem por uma vida mais digna e por igualdade.

11) Explique por que Jesus foi crucificado pelos romanos.
Jesus nasceu judeu, dentro do Império Romano. Além de, como judeu, ter um pensamento monoteísta (diferente da religião politeísta dos romanos), ele começou a ganhar muitos seguidores, que acreditavam que ele era o messias, ou seja, o salvador dos judeus. Para os romanos isso era muito ameaçador e, por isso, ele for perseguido e assassinado.

12) Descreva os acontecimentos que resultaram na crise do Império Romano.
A diminuição das conquistas territoriais fez com que o número de escravos diminuísse e, como eles eram responsáveis por produzir comida, as pessoas começaram a passar fome. Além disso, os romanos não tinham mais de quem cobrar impostos, o que fez com que aumentassem o valor dos impostos, causando muita insatisfação. Tudo isso enfraqueceu o Império, que não resistiu à entrada dos germânicos, que atravessaram as fronteiras e derrubaram o imperador do Império Romano do Ocidente.

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